DICAS QUE SALVAM

Carne de frango ajuda a diminuir o colesterol?

Como controlar o colesterol é uma grande preocupação para quem quer cuidar da saúde. A alimentação sempre foi e será uma das portas de entrada para uma vida saudável. Comidas consideradas “pesadas” podem ter uma digestão lenta, causando sonolência e cansaço. E, se comidas em excesso, podem contribuir para formação de doenças cardiovasculares e até mesmo da pressão arterial.

Mas não se preocupe: tudo é questão de equilíbrio alimentar — e de exercícios físicos também! Pessoas que buscam regular o colesterol no organismo devem optar por alimentos que contenham um nível alto de proteínas em sua composição, tal como o frango. Isso porque essa carne é leve e nutritiva. Mas você sabe como incluir o frango no prato? Então não deixe de conferir como essa carne pode ajudar na diminuição do colesterol ruim.

Frango é tudo de bom!

Como mencionado anteriormente, a carne do frango é leve, nutritiva, rica em proteínas e considerada uma das carnes com menor taxa de gordura saturada — gordura esta que ajuda a elevar o colesterol ruim, também chamado de LDL. Além disso, o frango também conta com a vitamina B3 que ajuda a aumentar o colesterol bom, conhecido como HDL.

Mas fique de olho e evite algumas partes

Porém, apesar de o frango ser benéfico para o controle do colesterol, há algumas restrições. A pele do frango, por exemplo, deve ser evitada por ser uma grande fonte de gordura saturada, podendo elevar os níveis do colesterol ruim. Além disso, recomenda-se também evitar a asa e a coxa da asa devido aos níveis de gordura presentes nelas. Mas calma que nada está perdido, viu! Basta retirar a pele e se deliciar com a carne.

Aposte no peito de frango

Para quem quer regular o colesterol, a dica é dar preferência a pratos feitos com o peito de frango, que é onde há a maior concentração de carne branca com baixo nível de gordura. Também é uma boa ideia fugir das frituras e preparar o frango, de preferencialmente, cozido, assado ou grelhado.

E opções é que não faltam para deixar seu cardápio saudável, delicioso e ainda contribuir para a saúde do coração, né? Por isso, não deixe de conferir as receitas deliciosas de filé de frango grelhado com molho de laranja e legumes assados, o cozido de frango com maçã e cenoura, o peito de frango assado com uva e a salada de peito de frango com folhas e molho de romã que vão deixar seu cardápio variado, colorido e nutritivo. Certeza que seu estômago — e seu coração — vão agradecer por essas delícias. Bom apetite!