DICAS QUE SALVAM

A qualidade do frango depende do que ele come?

Escolher entre as prateleiras do mercado o melhor frango para você e a sua família é uma tarefa simples, certo? Você deve levar em consideração o tamanho, as partes da ave que vão se encaixar melhor no prato que será preparado e, até mesmo, a preferência das pessoas na sua casa — há quem goste mais de coxas e sobrecoxas, quem opte pelo peito e por aí vai. Para garantir o sabor e qualidade mesmo antes do cozimento, porém, é bom que você se preocupe com a alguns critérios relacionados à vida do animal, antes do abate. A dieta que ele seguiu, por exemplo, pode parecer irrelevante, mas sabia que ela interfere, sim, na carne que chega até o seu prato? Para descobrir mais detalhes sobre isso, dê uma olhada aqui embaixo!

Saiba como a alimentação do frango influencia na qualidade de sua carne

Assim como acontece com a gente, uma alimentação balanceada garante, ao frango de corte, um desenvolvimento saudável e natural. No prato, isso equivale a um frango mais saboroso e nutritivo, portanto, de maior qualidade. Para os animais, esta necessidade é suprida com uma dieta 100% vegetal: o ideal é que eles tenham uma dieta à base de milho e soja selecionados, enriquecidos com vitaminas e minerais. Também é necessário que eles não recebam doses de antibióticos e não tenham o crescimento estimulado com hormônios e conservantes — prática proibida na criação de frangos no Brasil.

O bem-estar do animal também é um critério que pesa na qualidade do frango

Para garantir uma carne macia, além da alimentação, também é necessário que o bem-estar do frango, enquanto na granja, seja uma das prioridades do criador. Além de ter sempre a água e a ração à disposição para não passar fome ou sede, a temperatura do ambiente onde o frango é criado também deve ser controlada para que ele não sinta muito frio ou muito calor. Com o mesmo critério acontecem os cuidados com a limpeza, para que os animais não adoeçam ou possam ser contaminados por agentes diversos. A busca pelo conforto tem um propósito: não deixá-los tensos, algo que prejudica a maciez da carne, necessária para um produto de qualidade.

Para não ter erro, não deixe de conferir as informações na embalagem antes da compra

Além das informações nutricionais referentes ao consumo humano, na embalagem também é possível encontrar dados relacionados á forma como o animal foi criado. Ao analisar todos os dados em relação à alimentação e o bem-estar da ave, você consegue prever o resultado final, que vai chegar até o seu prato. Além disso, os rótulos também mostram as certificações necessárias para assegurar que o produto tem boa procedência. Não deixe de conferir!