DICAS QUE SALVAM

Como limpar os cortes de frango

O frango é conhecido por ser uma carne versátil e prática! Podendo compor uma diversidade de pratos, a carne da ave é perfeita para quem está iniciando na cozinha, para quem quer um almoço rápido para o dia a dia ou até para quem busca uma opção de prato mais elaborado para uma ocasião especial. Ou seja: tem frango para todas as horas — principalmente quando se tratam dos cortes de frango, que já estão ali prontinhos para serem consumidos. Mas você sabe como limpar bem um frango?

Essa parte, aparentemente comum, é extremamente importante para conservar as qualidades da carne e impedir que ela se torne o alvo de bactérias. Além disso, limpar bem também evita que a carne fique com nervos, cartilagens ou gordura em excesso. Por isso, vem conferir algumas dicas de como limpar o frango antes de partir para o passo a passo do prato a sua escolha:

Não descongele a carne na pia da cozinha

Regra básica! Se você comprou um corte congelado, lembre-se de tirá-lo do congelador horas antes de prepará-lo. E para fazer isso, o correto é colocar o pacote de frango congelado em um prato e, em seguida, deixar que ele descongele naturalmente na geladeira. Isso mesmo! É essencial preservar a temperatura baixa, pois isso evita que a carne se transforme em um foco de bactérias. Por isso, nada de deixar a carne em cima da pia para descongelar, hein?

Mas se você quiser um método mais rápido para descongelar os cortes de frango, você também pode optar por colocar os pedaços em um saquinho limpo, mergulhá-lo em uma tigela com água em temperatura ambiente e ir trocando a água de 10 em 10 minutos até que os frangos descongelem por completo.

Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los

Isso mesmo que você leu! Se você tinha o costume de lavar os filés e peito de frango, por exemplo, antes de prepará-los, saiba que isso não é necessário — e, por vezes, pode ser até perigoso. Isso porque a carne crua pode conter algumas bactérias que podem se espalhar pela pia e pelos utensílios ao redor no momento em que você for lavá-la. Além disso, a água corrente, em si, nem sempre é capaz de remover possíveis bactérias que estejam impregnadas na carne. A solução para se livrar dessas “convidadas indesejadas” é, nada mais, nada menos, do que cozinhar a carne, pois as bactérias morrem em altas temperaturas.

Mas vale dar a dica de higiene: sempre após manusear uma carne crua, lave bem as mãos e passe água fervente sobre os locais e utensílios utilizados durante o manuseio.

Remova as gorduras, nervos e cartilagens

Tudo o que você precisa nessa etapa é uma boa faca afiada para remover excessos de gorduras, nervos e cartilagens que ainda possam estar sobre o corte de frango. Elas costumam ter uma coloração rosada ou levemente esbranquiçada, sendo facilmente encontradas para que você as remova da carne. Lembre-se também de retirar a pele do frango, já que é uma das partes mais gordurosas. Para isso, espere a peça descongelar e puxe a pele com as mãos.

Faça corte no sentido das fibras

Na hora de cortar o peito de frango, por exemplo, procure seguir o sentido das fibras da carne. Isso fará com que a carne fique mais macia e suculenta durante todo o preparo! Ah, e é sempre bom lembrar que, ao realizar cortes, é aconselhável que a faca esteja bem afiada. Dessa forma, você não “machuca” a carne e ainda faz cortes mais precisos, resultando em uma textura boa e uma aparência ótima!

Agora que você já sabe como limpar corretamente um corte de frango, que tal caprichar no almoço com uma receita de estrogonofe saudável ou tiras de frango gratinadas com requeijão cremoso e brócolis ao alho e óleo, hein?