LÁ NA GRANJA

Bem-estar animal? Conheça alguns cuidados da criação de frango.

Bem-estar animal? Conheça alguns cuidados da criação de frango.

As granjas parceiras da Seara seguem padrões internacionais para garantir o bem-estar das aves

Para produzir mais de 5 milhões de frangos diariamente, é preciso fazer um trabalho de “formiguinha” e contar com a ajuda de milhares de granjas parceiras em todo o país – mais de 9.000. São produtores locais, devidamente treinados e assistidos continuamente pela equipe da JBS para garantir a qualidade, rastreabilidade e o bem-estar das aves.

As instalações precisam ter espaço suficiente para proporcionar conforto aos frangos. Nesse quesito, elas devem seguir os rigorosos parâmetros nacionais e internacionais de bem-estar animal.

É necessário ter um número de comedouros e bebedouros adequado para que as aves tenham acesso à água e à ração a qualquer momento, numa altura à qual seja fácil para os animais alcançarem.

Em todas elas há sistemas de controle de temperatura e ventilação com aquecedores, ventiladores, nebulizadores, exaustores ou painéis evaporativos para manter um clima adequado para as aves, e os produtores são treinados para manejar corretamente os equipamentos. Eles também aprendem a avaliar e reconhecer quando as aves estão expressando algum comportamento atípico, que possam ser sinais de doença ou desconforto, alertando a equipe técnica para ações imediatas.

Quer um exemplo?
–- Quando elas estão cacarejando, batendo as asas e se bicando, estão felizes.
–- Mas quando estão quietinhas, sentadas no canto, quase sem se mexer, há algo errado com elas.

Além disso, as equipes técnicas multidisciplinares da SEARA, compostas de médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas e técnicos agrícolas, visitam as granjas constantemente para averiguar uma lista de requisitos, entre eles: verificação do nível de conforto dos animais, pesagem das aves, ventilação, umidade, acompanhamento da aplicação de vacinas, variação de temperatura do ambiente e averiguação das práticas de higiene.