Frango com alecrim

Média de avaliação
  • Rendimento

    4 pessoas

  • Tempo de Preparo

    01:00

INGREDIENTES

  • 4 peitos de frango grandes, desossados mas com a pele
  • 1 colher (de sopa) de óleo
  • 3 colheres (de sopa) de alecrim picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Para a manteiga com pimenta:
  • 2 colheres (de sopa) de cebolinha verde picada
  • 6 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
  • 1/2 colher (de sopa) de grãos de pimenta-do-reino preta quebrados
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão

MODO DE PREPARO

  1. Esfregue os peitos de frango com o óleo e o alecrim.
  2. Salpique com sal e pimenta-do-reino.
  3. Guarde na geladeira.
  4. Prepare a manteiga com pimenta: bata a manteiga, junte a cebolinha e os grãos de pimenta quebrados, e misture bem com uma colher de pau.
  5. Tempere com suco de limão.
  6. Coloque a manteiga preparada sobre um pedaço de filme plástico (Rolopack ou Magipack) ou papel de alumínio, forme um cilindro e leve à geladeira até endurecer.
  7. Pode ser preparada com algumas horas de antecedência.
  8. Coloque o frango numa assadeira e leve ao forno moderado preaquecido (180º), e asse por uns 40 minutos.
  9. Arrume numa travessa e, em cima de cada pedaço, coloque uma fatia fina de manteiga temperada.
  10. Se quiser, acompanhe com torradas.

CURIOSIDADES

Quem consegue resistir a um bom frango assado? Certamente é uma tarefa difícil, ainda mais se ele estiver com aquela pele crocante, dourada e sequinha. Nesta receita, o peito de frango ainda vai ao forno com um delicioso toque de alecrim que, além do sabor marcante, deixa um aroma tentador pela cozinha.

O gran finale fica por conta de uma saborosa manteiga temperada com pimenta-do-reino, limão e cebolinha. Você pode servir o frango com alecrim ao lado de torradas, caso queira algo rápido, ou preparar acompanhamentos mais elaborados, como o purê de mandioquinha. A salada caesar também é uma boa opção, além de ser uma escolha saudável.

Manteiga: de vilã a item indispensável na cozinha

A manteiga passou décadas sendo considerada uma vilã para o coração. Mas estudos recentes concluíram que as gorduras de origem animal não estão relacionadas com a incidência de doenças cardíacas. É, sem dúvidas, uma ótima notícia para quem não abre mão de usar este ingrediente tão versátil na cozinha. Além de sabor, ele dá liga, brilho, cremosidade e aroma aos alimentos.

No frango assado no forno, a manteiga é muito utilizada para temperar ou finalizar o prato. Pode, por exemplo, ser combinada às ervas para potencializar os sabores de uma coxa de frango ou servir de base para um molho saboroso. Também é usada para levar suculência à carne. Para isso, basta colocar alguns pedacinhos de manteiga entre o interior e a pele do frango antes de assá-lo. Ele fica molhadinho e sem chances de ressecar!