DICAS QUE SALVAM

Como assar o frango inteiro

O frango é uma das carnes mais consumidas pelos brasileiros, e isso porque ela tem motivos de sobra para compor os pratos! A carne é bastante conhecida por ser de fácil preparo, de rápida digestão e rica, principalmente, em proteína — que auxilia no crescimento de novos tecidos, na produção de anticorpos e na regulação dos hormônios. Ou seja: quando o assunto é frango, sabor e nutrição não faltam! Isso faz da carne um ingrediente para lá de versátil, podendo compor pratos que vão desde recheios a acompanhamentos e pratos principais. Os cortes do frango podem ser aproveitados em uma infinidade de receitas, mas e quando se trata do frango inteiro?

Muitas pessoas se sentem intimidadas pelo tamanho da peça, se sentindo inseguras quanto ao tempero e como assá-la. Mas não precisa se preocupar, pois é tudo mais fácil do que você deve estar imaginando! Seja você um iniciante na cozinha ou um dominador das habilidades culinárias, vamos te ensinar como assar o frango inteiro de uma forma fácil e que vai preservar todo o sabor e suculência da carne. Confira!

Deixe os miúdos de fora

Um breve descuido, e lá se vai os miúdos para dentro do forno junto com o frango! Pois é, retirar os miúdos é uma regra básica a não ser esquecida. Ao comprar um frango inteiro, é bem comum encontrar no interior da cavidade um saquinho com todos os miúdos, que são as partes menores do frango — que podem ser o coração, fígado, dentre outras. Por isso, comece o preparo do frango já retirando o saco dali de dentro.

Mas não é para descartar não, viu? Apesar de pequenos, os miúdos são uma fonte de proteína poderosa e podem ser utilizados em outros pratos para acompanhar o frango inteiro assado. Uma das opções deliciosas para você aproveitar as pecinhas é o aperitivo de miúdos empanados e os miúdos ao vinho com purê de mandioquinha. Você vai se surpreender!

Comece temperando por fora

Hora de temperar, e aqui vai a gosto do freguês! Nesse momento, você pode tanto optar por temperar a carne na hora quanto deixá-la em uma marinada de sua preferência de um dia para o outro.

Se você quiser algo prático, rápido e gostoso, uma dica é temperar o exterior do frango com o clássico sal e pimenta-do-reino e, em seguida, adicione colheradas de manteiga entre a pele e a carne do frango.

Mas se você estiver dispondo de tempo, uma marinada de um dia para o outro pode ser uma boa pedida! Você pode colocar o frango com o tempero dentro de um saco plástico grande e limpo, fechar bem, espalhar o preparo por toda a carne, colocar em um recipiente e levar à geladeira. Uma alternativa é temperar o frango com a marinada em um recipiente fundo e grande, cobrir com plástico-filme e levar à geladeira.

O interior também conta

Após temperar o exterior do frango — ou após a marinada — tempere o interior com sal, pimenta-do-reino e a manteiga. Em seguida, eis a dica de ouro que vai fazer toda a diferença: acrescente uma cebola, que vai garantir que a carne fique suculenta e macia à medida que for assando! Basta descascá-la, parti-la em quatro pedaços e colocar tudo na cavidade do frango. Se desejar, você pode adicionar mais 1 cebola partida em 4 pedaços, 1 limão limpo partido ao meio ou até mesmo folhas de manjericão ou galhos de alecrim. Com o frango “recheado”, feche a cavidade utilizando um barbante culinário.

Ajeite no tabuleiro

Na hora de levar ao forno, procure priorizar os tabuleiros que sejam grandes e fundos para evitar que o líquido formado pelo frango acabe derramando enquanto ele for assado.

Em seguida, você pode tanto untar a assadeira com um pouco de óleo, quanto formar uma espécie de grelha natural que permite assar um frango sem grudar na assadeira! Essa técnica consiste em dispor talos de salsão ou cenouras em um formato de “jogo da velha” no fundo da assadeira. Depois é só colocar o frango por cima, simples assim!

Um assado incrível

Com tudo ajeitado, coloque o frango temperado na assadeira, cubra com papel-alumínio e leve para assar por 40 minutos em forno médio preaquecido a 200 graus. Após esse tempo, retire o papel-alumínio com bastante cuidado devido ao vapor, e retorne a assadeira ao forno em temperatura alta por mais cerca de 20 a 30 minutos até que o frango esteja dourado e crocante por fora.

Mas quer deixar essa casquinha ainda mais irresistível? Antes de retornar o frango ao forno para os 20/30 minutos finais, você pode pincelar 2 colheres (sopa) de maionese por toda a pele. Você vai ver como a pele do frango assado vai ficar mais dourada, crocante e sequinha.  Assim que assar, basta retirar do forno, remover o barbante culinário e voilà!

Viu como é fácil fazer um frango assado inteiro delicioso? Uma comida tão boa e aconchegante que tem gostinho daqueles almoços em família no domingo. Depois de pronto, deixe o frango descansar por uns 10 minutinhos e sirva com arroz branco e batatas assadas. Certeza que vai ser sucesso! Bom apetite!