DICAS QUE SALVAM

Por que escolher a carne branca ao invés da vermelha?

Uma boa alimentação começa pela escolha dos ingredientes. Saber a origem dos produtos, conhecer seus benefícios e os melhores preparos são boas formas de pesar o que deve, ou não, entrar na sua alimentação. No caso das proteínas, algumas características fazem com que as carnes brancas sejam mais saudáveis do que as vermelhas. E além de serem mais leves e facilitarem a digestão, os cortes certos do frango podem oferecer a combinação perfeita entre sabor e bem-estar.

Aprenda a identificar quais carnes são brancas ou vermelhas

Para saber de um jeito bem simples se uma carne é branca ou vermelha, basta seguir a dica principal: geralmente as aves representam as carnes brancas e os mamíferos as vermelhas. Também vale lembrar que os peixes compõem o grupo juntamente com as aves. E a maior diferença entre os dois tipos é a quantidade de gordura de cada proteína. Esse aspecto é muito presente nas carnes vermelhas e está diretamente relacionado às taxas de colesterol. Por conta disso, os cortes de frango, galinha, pato, peru são mais leves e fazem bem para saúde.

As aves oferecem uma boa digestão

Outro ponto positivo para as carnes brancas está na digestão. O corpo humano aceita melhor as proteínas magras, o que torna o processamento da comida mais fácil para o organismo. E o peito do frango é a parte mais indicada para quem procura a menor porcentagem possível de gordura na proteína. Já as carnes vermelhas podem causar desconfortos na digestão se ingeridos com as grandes camadas de gordura que envolvem as peças.

Não esqueça de ter atenção ao preparo do frango

A garantia final de que o seu ingrediente vai fazer bem para saúde é o modo de preparo. Portanto, evite as frituras e imersões no óleo e procure receitas que valorizam tanto o frango cozido, ou grelhado, quanto o molho. Com bons temperos e acertando na escolha dos acompanhamentos, você consegue aliar o sabor à uma alimentação saudável.