4 pessoas
00:45
Molho
Em relação às outras carnes, o frango tem a vantagem de ser mais leve, ter uma grande quantidade de proteínas e apresentar pouca gordura, dependendo do tipo de corte. É, portanto, uma ótima proteína para incluir em dietas balanceadas durante a semana e até para compor pratos mais bem pensados, como essa receita de filé ao molho de vinho com tomilho e toque de limão.
O frango ao vinho é uma excelente alternativa ao filé de frango grelhado de cada dia. Apesar de ser simples de fazer, é bom ficar atento para não errar na hora de deglacear (processo que solta o que estiver grudado no fundo da panela com um líquido – geralmente alcoólico – para criar molhos especiais). Se der tudo certo, você terá um belo molho de vinho branco que dará um sabor todo especial à carne.
Para não comprometer a aparência do prato, é importante não utilizar vinho tinto, uma vez que essa bebida tem o poder de “manchar” carnes brancas. É justamente por isso que o tinto é indicado apenas para acompanhar receitas à base de carnes vermelhas, enquanto o vinho branco combina melhor com peixes e aves em geral.
Caso você não abra mão dos tradicionais alho e cebola na hora da preparação do prato, doure esses dois temperos na manteiga antes de levar o frango à frigideira. O vinho com alho é uma ótima combinação de sabores!