Frango en croûte

Média de avaliação
  • Rendimento

    6 + pessoas

  • Tempo de Preparo

    01:00

INGREDIENTES

  • 2 pacotes de massa folhada comprada pronta - 400g cada 
  • 4 peitos de frango sem pele e sem osso - 1.200g 
  • 1 1/2 xícara de caldo de galinha 
  • 1/2 xícara de vinho branco - 120 ml 
  • 8 fatias finas de presunto cozido 
  • 3 colheres (sopa) de mostarda 
  • 8 fatias finas de queijo tipo suíço 

MODO DE PREPARO

  1. Deixe as massas descongelarem.
  2. Cozinhe os peitos de frango no caldo e no vinho por 15 a 20 minutos, até que estejam macios.
  3. Deixe esfriar e escorra. Corte os peitos em 2 filés cada um.
  4. Embrulhe cada pedaço numa fatia de presunto. Passe uma camada fina de mostarda em cada um e envolva numa fatia de queijo.
  5. Corte as massas folhadas abertas em retângulos, envolva com eles os pedaços de frango e feche a massa, molhando as bordas com água.
  6. Disponha numa assadeira sem untar.
  7. Asse em forno quente preaquecido (200º) por 20 minutos, ou até que dourem.
  8. Sirva morno ou frio. 

CURIOSIDADES

No mundo da culinária, o termo francês “en croutê” significa “em crosta” e, portanto, se refere a alimentos – geralmente carnes – que são envolvidos em algum tipo de massa antes de ir ao forno. Já trouxemos por aqui algumas receitas especiais utilizando a técnica, como, por exemplo, o filé com molho inglês e patê de presunto. Agora é a vez de outra deliciosa versão: o peito de frango en croutê ao vinho!

À primeira vista, parece algo complicado de se fazer, mas acredite: é mais fácil do que você imagina. Após cozinhar a carne em caldo de galinha e vinho branco, basta embrulhar os filés de frango com mostarda, queijo e presunto em pedaços retangulares de massa folhada pronta. Se quiser um toque a mais, corte algumas tirinhas com as sobras de massa e reproduza lacinhos de presente, como ilustra a foto desta receita. Fica um charme!

Como fazer caldo de frango?

Em relação à versão encontrada nos supermercados, a receita de caldo de frango caseiro tem uma série de vantagens: é mais natural, saudável, rende bastante e ainda é uma forma de aproveitar ao máximo tudo que a ave inteira pode oferecer. Quer saber como prepará-lo? Veja, então, as dicas no vídeo “como aproveitar as partes do frango que costumam ser descartadas” ou em “como reaproveitar o caldo do frango cozido para molhos e sopas”!