Lámen de frango com ovo e espinafre

Média de avaliação
  • Rendimento

    4 pessoas

  • Tempo de Preparo

    0:20

INGREDIENTES

2 peitos de frango Seara DaGranja

4 xícaras de caldo de galinha caseiro

2 pacotes de macarrão tipo soba

150g de espinafre (cerca de 4 xícaras)

2 colheres de sopa de molho de soja com baixo teor de sódio

2 ovos

3 cebolinhas picadas

4 folhas de algas nori torradas

3 dentes de alho

2 cm de gengibre com casca

Sal

Pimenta

Açúcar

MODO DE PREPARO

1 - Misture o caldo de galinha com o molho de soja. Adicione o alho picado, o gengibre amassado com casca e o espinafre. Acrescente uma pitada de açúcar e tempere com sal e pimenta a gosto. Prove. Deixe cozinhar por 10 minutos.

2 - Em uma frigideira, regue com óleo de gergelim ou óleo vegetal e grelhe os peitos de frango inteiros e temperados até ficarem dourados dos dois lados.

3 - Tampe e deixe cozinhar no fogo baixo por aproximadamente 3 minutos. Quando terminar, envolva em papel alumínio para não esfriar e reserve.

4 - Coloque água para ferver. Quando estiver borbulhando, acrescente os ovos e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire e dê choque térmico com água fria. Isso manterá as gemas moles.

5 - Acrescente o macarrão em água fervente e deixe por 7 minutos. Retire e também coloque na água gelada para o choque térmico.

6 - Corte os peitos de frango em tiras.

5 - Em um bowl ou recipiente arredondado, coloque o frango, o macarrão, os ovos partidos ao meio e por último o caldo com o espinafre. Decore com as algas nori e cebolinha.

CURIOSIDADES

O lámen, ramen, noodles… todos esses são nomes para esse prato de origem oriental, mas que ficou muito popular no Brasil também. Composto por macarrão chinês, um caldo com base de alguma carne e temperos tipicamente orientais como tarê, molho de soja, missô, ele é ideal para tomar em dias frios de inverno, bem quentinho, sendo uma opção a canja. Na receita que ensinamos, usamos o caldo de galinha já pronto, pois é mais prático para uma refeição rápida no dia a dia, inclusive para o jantar das crianças, por exemplo.

Deixe seu lámen ainda mais artesanal fazendo o caldo em casa

Mas existe a opção de fazer o seu próprio caldo de frango. É fácil, só precisa deixar por algumas horas no fogo. Nesse caso, use um peito de frango inteiro com osso, separando a carne do peito. Corte alguns cubos de bacon e frite em um fio de azeite. Acrescente parte do osso do frango e a pele. Pique grosseiramente cebola, cenoura, gengibre e meia cabeça de alho. É possível acrescentar também cogumelos shimeji, que depois podem ir para o prato. Coloque todos os vegetais na panela e acrescente bastante água. Deixe cozinhando no fogo baixo. Assim ele irá extrair todo o colágeno que existe nos ossos do frango e deixará o caldo do lámen mais característico. Depois é só coar e temperar com um pouco de açúcar, sal, molho de soja e outros temperos orientais.