6 porções
00:50
Massa de abóbora:
1 peito de frango Seara DaGranja cozido
1/2 abóbora cozida
2 colheres (sopa) de queijo cottage
farinha de linhaça para dar o ponto
temperos a gosto
gema para pincelar
Recheio:
200g de ricota esfarelada
nozes picadas a gosto
temperos a gosto
1. Em uma panela com água, cozinhe a abóbora até que fique macia;
2. Descarte a água do cozimento e amasse com o garfo até obter um purê;
3. No liquidificador coloque a abóbora, o peito de frango cozido em pedaços e demais temperos a gosto e triture tudo até obter uma massa homogênea;
4. Para dar o ponto, acrescente a farinha de linhaça aos poucos e reserve a massa em seguida;
5. Em um recipiente à parte, misture a ricota com as nozes e demais temperos a gosto e reserve;
6. Abra um papel-alumínio sobre uma superfície e coloque duas colheres da massa, espalhando uniformemente até formar um círculo;
7. Coloque uma porção do recheio no centro da massa e feche o pastel com a ajuda do papel;
8. Certifique-se de fechar bem para que o recheio não vaze;
9. Pincele gema sobre todos os pastéis, coloque-os sobre uma assadeira untada e leve para assar em forno preaquecido a 200º C por 30 minutos ou até dourar.
A abóbora é um dos alimentos que tem motivos de sobra para ser apreciada! O legume possui um sabor adocicado que surpreende ao compor pratos doces mas também salgados, tal como a abóbora-moranga com ensopado de frango e a coxa de frango de panela com abóbora. Vale lembrar que a abóbora carrega consigo um alto valor nutritivo, ótima para reforçar a saúde dos olhos, ossos e coração e até mesmo para melhorar o humor e garantir uma boa noite de sono.
Por isso, que tal usufruir de toda essa versatilidade da abóbora e adicioná-la à massa dos clássicos pastéis? O legume a deixa ainda mais saborosa e saudável, tal como no empadão de abóbora e frango. E para dar uma variada, a dica é incluir o frango na massa também, tornando-a ainda mais nutritiva e gostosa. A receita acaba se tornando uma opção perfeita para quem procura um pastelzinho diferente, delicioso e com baixas calorias, como também para quem está seguindo uma dieta menos calórica e está adaptando o cardápio para fugir um pouco dos carboidratos.