Canja de galinha com arroz e legumes

Média de avaliação
  • Rendimento

    4 pessoas

  • Tempo de Preparo

    00:40

INGREDIENTES

  • ½ kg de peito de frango Seara DaGranja cortado em cubos ou desfiado

  • 1 fio de azeite

  • 3 dentes de alho

  • 1 cebola picada

  • Sal e pimenta a gosto

  • 1 xícara (chá) de arroz

  • 1 cenoura picada

  • 1 mandioquinha (batata-baroa) cortada em pedaços

  • ½ xícara (chá) de salsinha picada

  • 6 xícaras (chá) de água

MODO DE PREPARO

  1. Na panela de pressão, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho e o frango por aproximadamente 5 minutos;

  2. Acrescente o arroz, a cenoura, a batata, a mandioquinha e a salsinha;

  3. Coloque água, sal e pimenta a gosto e misture bem;

  4. Feche a panela e, assim que ela atingir pressão, reduza um pouco a intensidade do fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos;

  5. Sirva a seguir.

CURIOSIDADES

Assim como a sopa, a canja de galinha é um dos pratos que mais esquenta a nossa alma nos dias de frio. Além de quentinha e perfeita para quem quer se aquecer, ainda é altamente nutritiva, especialmente quando combinada com ingredientes muito benéficos para a saúde, como é o caso do arroz e dos legumes. Por isso, que tal dar uma chance a essa receita, que, além de tudo, é muito fácil de ser feita?

Panela de pressão: como usar?

Não é incomum encontrar pessoas que, mesmo com mais experiência na cozinha, ainda tenham um certo receio de usar a panela de pressão. E não é para menos: se não utilizada corretamente, ela pode causar danos sérios! Por isso, o primeiro cuidado é nunca abri-la antes de levantar a válvula e esperar toda a pressão sair. Lembrando que não é pra fazer isso com o dedo! Uma colher de pau pode ser de grande ajuda nesse momento.

Mas calma, que não é só! Além disso, a panela precisa estar fria quando você for tirar a sua tampa. Uma dica é colocá-la debaixo d'água para agilizar o processo de resfriamento. Outro ponto muito importante é nunca colocar líquido ou comida demais no preparo da refeição - use somente até ⅔ da capacidade da panela. Isso porque o grande volume pode gerar o entupimento da válvula, impedindo o ar quente de sair e provocando a explosão.

Uma dica para quem tem receio é optar pela panela elétrica de pressão, que para de cozinhar após um tempo pré-determinado. Isso impede que você a esqueça na boca do fogão, o que também é arriscado. Agora você já pode preparar os seus pratos favoritos na pressão sem medo.

Quanto mais legumes mais nutritiva fica a sua refeição

E já que você aprendeu a usar a panela de pressão com maestria, que tal acrescentar mais alguns legumes a essa receita? Desde que a quantidade total não ultrapasse ⅔ da panela não há problema nenhum em acrescentar mais hortaliças à sua refeição - pelo contrário! O chuchu e abobrinha são boas sugestões, mas também vale a pena apostar no tomate - que, embora seja uma fruta, combina muito bem com canja de galinha, pode confiar! Só não se esqueça de retirar suas sementes quando for utilizá-lo, ok? O importante é lembrar que quanto maior a quantidade de alimentos naturais na panela mais saudável será a sua refeição.